Sound FX Caseiros / Homemade Sound FX


Descrição
Oficina de criação de efeitos, foley e objetos sonoros a partir tanto da manipulação de envelopes e timbres em instrumentos virtuais e controladores MIDI quanto a investigação dos sons do cotidiano para criação de objetos sonoros através da utilização do gravador digital, microfones diversos e objetos do cotidiano.

No de Participantes: 10
Duração: 8hrs








AzucriNoise / AzucriNoise


Descrição:
Azucrinoise é uma oficina onde cada participante projeta e constrói seu próprio instrumento eletrônico artesanal. Os projetos compreendem instrumentos e geradores sonoros, efeitos, filtros, microfones e amplificação de objetos. A partir de exemplos básicos apresentados pelos ministrantes, os projetos serão construídos desde o protótipo até a interface com o usuário. Na oficina são abordadas práticas da eletrônica, música e performance, além de discussões teóricas dos temas e modos de fazer envolvidos nas práticas de hardware hacking-building*.

* construção e intervenção em hardware e circuitos que compreende tanto o uso de equipamentos já montados (brinquedos, pedais, etc) quanto o uso de esquemáticos para montagem em protoboard dos circuitos.
No de Participantes: 10
Duração: 12hrs









Eletrônicos e Palco DIY Feminista / Feminist Stage Setup and DIY Electronics


Descrição
Essa oficina se destina aquelxs que tem interesse em entender sobre a montagem de palco e equipamentos para seus próprios shows, festivais, ensaios, etc. A idéia da oficina é empoderar-nos para que tenhamos autonomia não somente na montagem de palco para nossos shows, performances e ensaios mas também nas escolhas de materiais, equipamentos, etc.
Essa oficina pode ser voltada tanto para shows, quanto para construção e montagem de pedais, sensores e outras coisas que envolvam tecnologias eletrônicas-sonoras.
Público:Vetada participação de homens (cis-gênero)
No de Participantes: 10
Duração: 10h









Intersessões / Hazlo Sonar


Descrição
A oficina Intersessões ou Hazlo Sonar, é uma versão curta de um projeto bimestral do selo Azucrina Records durante o ano de 2011. Tanto na versão longa quanto na oficina os objetivos são os mesmos: discussão, escuta e decomposição sonora coletiva. Investigação de timbres, modos diferentes de tocar velhos instrumentos e descobrir sonoridades ocultas em objetos e espaços. Experimentar os extremos e fascinar o ouvido pensante. Discutir e produzir os incômodos políticos do noise através de instrumentos, microfones, gravações, apropriação e sampleagem. Ao final da oficina, os participantes apresentam as investigações em uma performance coletiva de improvisação sonora.


Obs: é necessário trazer seus instrumentos, circuitos e objetos já prontos para uso. não é uma oficina de montagem.


Vídeo-Reel de todos os encontros de 2011:





No de Participantes: 10
Duração: 12hrs






CAMINHADA SONORA / Soundwalk


Descrição
Através do estudo de referências e textos de Hildegaard Weterkamp, Janet Cardiff e Murray Schaefer, participantes discutem percepções sonoras de seus espaços cotidianos e como essas percepções são modificadas através de diferentes tipos de escuta. Escuta profunda, escuta aumentada com microfones, escuta induzida por diferentes estilos musicais* e escuta guiada através de roteiro sonoro.
No de Participantes: 10
Duração: 12hrs


* Todas as músicas utilizadas são do catálogo da netalbel CC Azucrina Records.


Registro da Oficina realizada em Palmas - TO/ 2012 @ ONG Casa da Árvore/Res-Telinha







Ciborgues - Extensões Corporais DIY / Ciborgues - Extensiones Corporales DIY/ with colectivo Chimbalab (Chile)


Descrição
Circuitos eletrônicos, sucatas, aparatos e objetos pensados como extensões corporais.
* Alunxs devem trazer eletrônicos velhos, cordas, elásticos, cintos, cabos, panos, roupas velhas, sapatos, teclados, mouse velhos, ferramentas e materiais para solda e consertos (alicate, ferro de solda, fita isolante, agulha, linha, etc)
No de Participantes: 10
Duração: 12hrs